Wednesday, November 12, 2014

2.



A palavra "design" nos remete à ação de planejar, desenhar, estruturar e organizar. Quando "desenhamos" um curso, seja ele presencial ou a distância, faz-se necessário seguir uma sequência de cinco etapas diferentes, cada uma com uma função específica. 





Na fase de análise, o contexto é investigado.
Na fase de design, os principais elementos de ensino e aprendizagem são definidos.
Na fase de desenvolvimento, os elementos e conteúdos de cada unidade de estudo são produzidos. Orientações de aprendizagem são elaboradas e os formatos das mídias são definidos.
Na fase de implementação, o curso vai para o ar e os alunos e docentes assumem seus papéis.
Na fase de avaliação, é realizada uma avaliação da aprendizagem e do curso em si. 

Segundo Andrea Filatro, independentemente do modelo que o curso adotar, seja ele DI Fixo, DI Aberto ou DI Contextualizado, as cinco fases estarão presentes. Em cada estágio do planejamento do curso, algumas adaptações e modificações são feitas para a devida adequação à proposta de cada um dos modelos de Design Instrucional.

Mas afinal, o que é Design Instrucional? Para Filatro, o Design Instrucional é uma ação intencional e sistemática de ensino que envolve planejamento, desenvolvimento e aplicação de métodos, técnicas, recursos e atividades para promover a aprendizagem humana. O Design Instrucional é classificado em três tipos:

DI Fixo- todas as etapas do design são elaboradas antes do processo de ensino e aprendizagem ocorrer. Os conteúdos são bem estruturados e o feedback é automatizado. Não necessita de um educador administrando o curso.

DI Aberto- é mais artesanal e flexível e privilegia os processos mais que os produtos. Os caminhos são definidos de acordo com as demandas. Há a necessidade de um educador administrando e moderando o curso. 

DI Contextualizado- busca o equilíbrio entre processos automatizados e a personalização e contextualização. Neste modelo também existe flexibilidade e há a necessidade de um educador conduzindo o curso. 


Mattar(2014) contribui com a discussão sobre design sugerindo uma nova reflexão e  terminologia: Design Educacional. Mattar explica que o Design Instrucional nasceu associado ao behaviorismo e a expressão foca na instrução e ignora a aprendizagem. Para ele, instrução passa a ideia de transmissão de informações, enquanto educação diz respeito ao desenvolvimento de aspectos cognitivos, intelectuais, psíquicos, emocionais, sociais e morais do ser humano. Outros autores, como José Armando Valente, Maria Elizabeth Almeida, e Romiszowski e Romiszowski, também acreditam em uma nova nomeclatura mais condizente com o cenário educacional contemporâneo. De qualquer maneira, não há uma nomeclatura errada ou correta para o design, mas é interessante refletir sobre os significados e sentidos que cada uma carrega.

Referências deste post:


  • FILATRO, A. : PICONEZ, S. Contribuições do learning design para o design instrucional. 14º Congresso Internacional de Educação a Distância. Santos: ABED, 2008. 
  • MATTAR, J. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014. 

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