Wednesday, November 12, 2014

1.





Seja bem-vindo ao meu e-portfólio O Futuro da Educação. Aqui você terá a oportunidade de conhecer a trilha por mim percorrida no programa de pós-graduação em Inovações em Tecnologias Educacionais da Universidade Anhembi-Morumbi ao longo deste ano.

Uma pergunta que me fiz no começo de 2014 foi " Por que me matricular em um programa como este? Qual o meu objetivo? Que impacto teria na minha vida como educador e como profissional da área de educação a distância?

Gostaria de tomar como ponto de partida uma frase dita pelo professor Jõao Mattar em sua obra mais recente, intitulada Design Educacional: educação a distância na prática. Segundo Mattar (2014), "as mudanças que vêm ocorrendo nos processos de ensino e aprendizagem, motivadas dentre outras razões pelo uso de novas tecnologias, têm afetado tanto a educação presencial quanto a distância. " Esta colocação não poderia ser mais perfeita para traduzir a razão que desde o começo norteou esta minha jornada. Por quais transformações a sociedade tem passado? Como elas afetam o cotidiano escolar? Qual o papel do professor neste novo cenário? Seria a tecnologia uma vilã ou uma aliada no processo de ensino e aprendizagem? Para onde a Educação está caminhando e quais desafios teremos pela frente?

Enxerguei neste programa uma oportunidade ímpar de tentar encontrar algumas respostas para tais perguntas. Na verdade, acredito que muitas destas perguntas até hoje não têm respostas claras e definitivas, seria ingenuidade minha achar o contrário. Porém, uma certeza eu sempre tive: após concluir o programa e ter tido contato com dez disciplinas diferentes, eu teria tido a oportunidade de desenvolver  certas habilidades, apurar o meu senso crítico e estar em contato com as teorias, correntes, ideias e abordagens mais recentes que permeiam o universo da educação.

Apesar de ter dezoito anos de experiência como professor, tenho uma longa estrada a percorrer e estou longe de me aposentar. Para continuar nesta profissão, tenho plena consciência que terei de ser mutável na mesma velocidade das transformações pelas quais o mundo tem passado. Ser professor é, antes de tudo, ser aprendiz, é com este espírito desbravador e esta sede por conhecimento que venho norteando a minha vida profissional e que resolvi encarar este desafio. Resolvi, portanto, mergulhar de cabeça. Foi um ano de imersão total. Além de cursar as disciplinas, adquiri inúmeros livros, participei de eventos, como a 10º SENAED e a 20º CIAED, e ministrei workshops e cursos presenciais e a distância (webinars).

As postagens do meu e-portfólio não estão separadas por disciplinas, mas sim pelos temas mais significativos para mim ao longo desta caminhada pessoal, e por que não dizer coletiva, de ensino e aprendizagem. Em vários momentos os enfoques são maiores em temas de determinadas disciplinas ou áreas de maior interesse pessoal ou que tiveram relação com minha atividade profissional atual, como p m-learning e as modalidades de ensino e aprendizagem on-line e híbrida. Porém, todas as disciplinas estão adequadamente representadas aqui, seja em minhas reflexões, seja em alguns dos trabalhos compartilhados. É possível, também, verificar o impacto que este programa de pós-graduação  em Inovação em Tecnologias Educacionais teve no meu desenvolvimento profissional no ano de 2014.

Foi um ano intenso e de muitos desafios e superações pessoais. Estudar a distância exige muita disciplina e empenho e, em vários momentos, achei que não daria conta do tranco. Agradeço aos professores por sempre estarem disponíveis e dispostos a compartilhar conhecimentos valiosos que sempre levarei comigo, e à minha família e amigos por sempre terem me dado força e apoio incondicional em inúmeros momentos de ausência em 2014. Com todos vocês, compartilho esta vitória!

Este e-portfólio foi feito com muito carinho e espero que goste do produto final. Aperte o cinto, você está prestes a se aventurar pela minha trilha. Boa leitura! 

Vinicius Lemos

No comments:

Post a Comment